Verdades Ocultas trata-se de um fórum voltado a ocultismo, espiritualismo, simbolismo, teoria da conspiração, assuntos paranormais e cultura pop!
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Deuses Gregos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Deuses Gregos   Seg Nov 28, 2011 4:36 pm


DEUSES PRIMORDIAIS

Os deuses primordiais da mitologia grega, também chamados Protogonos "nascido primeiro", "primordial" eram as divindades que nasceram em primeiro lugar, que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutura básica do universo. O primeiro deles surgiu do nada, talvez seja mais adequado dizer simplesmente que "primeiro de todos Cháos vei-a-ser", e os outros surgiram dele.

Os antigos gregos dispunham de várias teogonias diferentes, e ainda que estas apresentassem algumas personagens comuns, é difícil elaborar uma lista única de divindades primordiais para a mitologia grega, pois essas divindades, assim como o papel de cada uma, variam de uma fonte para outra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Deuses Gregos   Seg Nov 28, 2011 4:49 pm


DIVINDADES PRIMORDIAIS

Ananke (Necessitas)
Ananke era a mãe das Moiras e a personificação do destino inevitável, necessidade e do fato inalterável. Em Roma, ela se chamava Necessitas ("necessidade").

Surgiu do nada no princípio dos tempos formada por si mesma como um ser incorpóreo e serpentino cujos braços estendidos abraçavam todo o universo. Desde sua aparição Ananke esteve entrelaçada com seu companheiro, o deus do tempo Khronos. Juntos rodearam o ovo primogênito de matéria sólida em seu enlace constritivo e o dividiram em suas partes constituintes (terra, céu e mar), provocando assim a criação do universo ordenado.

Ananke e Khronos permaneceram eternamente entrelaçados como as forças do destino e do tempo que rodeiam o universo, guiando a rotação dos céus e o interminável passo do tempo. Ambos estavam muito longe do alcance dos deuses mais jovens, cujos destinos dizia-se que controlavam.

Ananke era raramente adorada até a criação da religião órfica. Na tradição órfica se dizia que era filha de Hydros (o Oceanos primogênito) e Thesis (a primogênita) e mãe com Khronos de Fanes.

Ananke é muito desconhecida talvez uma das entidades divinas menos cultuadas.



Calígena

Calígena que significa Névoa seria personificação da Névoa Primordial. Seria um dos deuses primordiais da mitologia grega, os Protogonos.

Calígena seria a contra-parte feminina de Caos. Caligena é como o Caos, é todo o universo é tudo aquilo que possui como fonte propursora da vida como cosmo.

Mãe de todo universo, criadora da cosmo energia, Calígena seria a primeira divindade feminina do universo e exerceria um papel fundamental na criação do universo, assim como o próprio Caos.

Calígena é pouco citada na mitologia pelos poetas gregos e romanos e por Hesíodo, aparece principalmente na obra do romano Higino.



Caos

Caos foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos Deuses, também conhecidos como Deuses primordiais.

A Natureza divina do Caos é de difícil entendimento, ja que com o passar do tempo sofreu inúmeras mudanças!

Inicialmente foi descrito como o ar que preenchia o espaço entre o Éter e a Terra, mais tarde passou a ser visto como mistura primordial dos elementos.

Seu nome tem origem no verbo grego χαίνω que significa "separar", "ser amplo". Significando o espaço vazio primordial.

O conceito que conhecemos hoje, de desordem, confusão, só seria atribuído a divindade mais tarde, pelo romano Ovidio.
Todavia Caos, seria para os gregos o oposto de Eros, significando, corte, rachadura, cisão ou separação. e Eros o principio que produz a vida por meio da união dos elementos (masculino e feminino).

Seus filhos seriam Nyx (Noite) e Erebus (escuridão) ambos teriam sido gerados através de um processo semelhante à meiose.




Chronos (Saturno)
Na mitologia grega, Chronos ou Khronos, que significa “tempo” era a personificação do tempo. Também era habitual chamar-lhe Eón ou Aión.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto chronos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, kairos refere-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece, em Teologia, é "o tempo de Deus".

Chronos tem sido frequentemente confundido com o titã Cronos, especialmente durante o período alexandrino e renascentista.

De acordo com a teogonia órfica, Chronos surgiu no princípio dos tempos, formado por si mesmo. Era um ser incorpóreo e serpentino possuindo três cabeças, uma de homem, uma de touro e outra de leão. Uniu-se à sua companheira Ananke (a inevitabilidade) numa espiral em volta do ovo primogénito separando-o, formando então o Universo ordenado com a Terra, o mar e o céu.

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Deuses Gregos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Fanfic] A vida de um deus.
» Poderes e Habilidades dos Filhos de Atena
» Pedidos de teste para reclamação! (Zeus - Poseidon - Hades - Atena)
» Livro das Bênçãos dos Deuses
» O Meio-Sangue Filho de dois deuses

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Verdades Ocultas :: Mistérios do Ocultismo :: Ocultismo :: Mitologia-
Ir para: