Verdades Ocultas trata-se de um fórum voltado a ocultismo, espiritualismo, simbolismo, teoria da conspiração, assuntos paranormais e cultura pop!

InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Mitologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Mitologia   Dom Out 30, 2011 6:10 pm

O cotidiano, as histórias, a coragem dos povos, seus costumes e crendiçes, todos eles são ligados por um contexto próprio, a mitologia. A mitologia seria o inicio das religiões, histórias fantásticas onde heróis e deuses e criaturas fantásticas co-habitavam este nosso mundo vasto e muito belo.

Devido a grande procura, sempre em se tratando da história, os arqueólogos e historiadores estavam sempre procurando a história por trás da história, nascia então as mitologias e os mitos. Coisas que para o homem moderno não passam de histórias contadas, mas fica a pergunta:

Será que seriam apenas histórias? Ou seriam verdades ocultas para que pareçam fantasiosas e sempre intocáveis? Ora, para o descrente nenhum deus jamais exisitu, mas estes eram os conhecimentos antigos, estes eram os pontos de fé do homem do passado, hoje em dia não existem mais heróis e deuses para os homens modernos, passemos a um forte estudo sobre mitologias, aquelas que talvez, residam uito mais verdades do que desconfiamos.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Dom Out 30, 2011 6:48 pm

O QUE É MITOLOGIA?

A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos de vista das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados. Normalmente é uma narrativa, na qual se usa a linguagem simbólica, e que busca retratar e descrever a origem e suposições de alguma cultura, explicar a criação do mundo, do universo, ou qualquer assunto de difícil explicação. O termo "mito" é frequentemente utilizado para se referir a uma história falsa, mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usar o termo "mito" de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.

Os mitos geralmente retratam o mundo como ele era antes de o conhecermos. O tempo, o lugar e os personagens sobrenaturais e divindades fizeram com que muitos mitos tivessem um cunho religioso, sendo que em algumas religiões restam alguns resquícios mitológicos. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O termo é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas.

As mitologias mais conhecidas são as seguintes:
  • Mitologia Grega
  • Mitologia Romana
  • Mitologia Greco-romana
  • Mitologia Egípcia
  • Mitologia Mesopotâmica
  • Mitologia Nórdica
  • Mitologia Hindu
  • Mitologia Africana
  • Mitologia Persa
  • Mitologia Fenícia
  • Mitologia Germânica
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Seg Out 31, 2011 4:29 pm

AS CARACTERÍSTICAS DO MITO

A narração mitológica envolve basicamente acontecimentos supostos, relativos a épocas primordiais, ocorridos antes do surgimento dos homens (história dos deuses) ou com os "primeiros" homens (história ancestral). O verdadeiro objetivo do mito, contudo, não são os deuses nem os ancestrais, mas a apresentação de um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido ao mundo. O mito aparece e funciona como mediação simbólica entre o sagrado e o profano, condição necessária à ordem do mundo e às relações entre os seres. Sob sua forma principal, o mito é cosmogônico ou escatológico, tendo o homem como ponto de intersecção entre o estado primordial da realidade e sua transformação última, dentro do ciclo permanente nascimento-morte, origem e fim do mundo.

As semelhanças com a religião mostram que o mito se refere ("ao menos em seus níveis mais profundos") a temas e interesses que transcendem a experiência imediata, o senso comum e a razão: Deus, a origem, o bem e o mal, o comportamento ético e a escatologia (destino último do mundo e da humanidade). Crê-se no mito, sem necessidade ou possibilidade de demonstração. Rejeitado ou questionado, o mito se converte em fábula ou ficção.

Tipos de mitos

• Mitos Cosmogônicos: é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.

• Mitos Escatológicos: Relacionados com os mitos cosmogônicos, mas de temática oposta, estão os mitos do fim do mundo (escatológicos) e da morte dos que nele vivem.

• Mitos sobre o tempo e a eternidade: narra mudanças cósmicas, produzidas ao término de um tempo primordial anterior à existência humana e graças às quais teriam surgido condições favoráveis à formação de um mundo habitável.

• Mitos de transformação e de transição: as mudanças e transformações que se dão nos momentos críticos da vida individual e social são objetos de particular interesse mitológico e ritual: nascimento, ingresso na vida adulta, casamento, morte - acontecimentos marcantes para a pessoa e sua comunidade -são interpretados como atualizações de processos cósmicos ou de realidades míticas.

• O Eu Transcendente: está diretamente ligado à necessidade do ser humano se transcender através da sua espiritualidade, das suas crenças e da sua fé.

• Mitos folclóricos:histórias tradicionais transmitidas oralmente que reúnem lendas, anedotas e mitos de criação coletiva.

• Soteriológicos: salvadores e heróis.

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.
— Fernando Pessoa
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Seg Out 31, 2011 4:33 pm

RELIGIÃO E MITOLOGIA
Alguns usam os termos mito e mitologia para ilustrar histórias de uma ou mais religiões como algo falso ou duvidoso. Enquanto quase todos os dicionários incluem essa definição, mito nem sempre significa que uma história é falsa, tampouco verdadeira. O termo é constantemente utilizado nesse sentido de descrever religiões criadas pelas sociedades antigas, cujos ritos estão quase extintos. Muitas pessoas não consideram as histórias sobre a origem e acontecidos, como contadores de mitos; eles vêem seus textos sagrados como possuindo verdades religiosas, inspiradas divinamente, mas não repassadas em linguagens humanas. Outros separam suas crenças de histórias similares de outras culturas e se referem a estas como história. Essas pessoas se opõem ao uso da palavra “mito” para descrever suas crenças.

Para o propósito desse artigo a palavra mitologia é usada para se referir a histórias, que, enquanto podem ou não serem factuais, revelam verdades fundamentais e pensamentos sobre a natureza humana, através do freqüente uso de arquétipos. Também é necessário frisar que as histórias discutidas expressam pontos de vista e crenças de um país, um período no tempo, cultura e/ou religião a qual lhes deu à luz. Uma pessoa pode falar de mitologia Judaica, mitologia Cristã ou mesmo mitologia Islâmica, onde cada uma descreve os elementos míticos nessas religiões sem se referir à veracidade sobre a sua história.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Seg Out 31, 2011 6:18 pm

MITOLOGIA MODERNA

O Senhor dos Anéis

Mitologia moderna é um termo utilizado para se referir a "mundos ficcionais", geralmente criados após a Idade Moderna. Esses mundos são geralmente utilizados na composição de obras literárias ou cinematográficas, tais como O Senhor dos Anéis e Star Wars. Essas séries, sejam elas de que gênero forem, não são consideradas mitologias propriamente ditas, mas sim agrupamentos de temas míticos que, para alguns, atendem às mesmas necessidades psicológicas.

Muitos fatos e personagens de jogos são inspirados em mitologias. Jogos de RPG como Final Fantasy recebem muitas criaturas provenientes de mitologias. Hoje em dia, entretanto, as leis de copyright limitam autores independentes de estender este ciclo de histórias modernas. A chamada Fan fiction (do inglês ficcção de fã), histórias criadas por fãs utilizando-se de personagens da obra original, entretanto, tem atenuado esse problema.

A ficção, porém, não atinge o nível de mitologia propriamente dito enquanto as pessoas não acreditam que aquilo que a obra narra realmente aconteceu. Por exemplo, alguns acreditam que as histórias de Clive Barker, como Candyman, foram baseadas em fatos reais.

A mitologia sobrevive (e é criada) no mundo moderno através das chamadas "lendas urbanas", mitologia científica, filmes e livros, e de muitas outras maneiras. O anime e a série de mangás, Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original), por exemplo, é considerada a que mais se baseia nas histórias das mitologias antigas tirando Senhor dos Anéis, como a Mitologia Grega, Nórdica, Egípcia, e diversas outras. A história não é uma mitologia; ela conta a história das mitologias tradicionais, onde guerreiros representam constelações e têm como objetivo enfrentar os deuses que se opuserem a Atena (deusa grega da sabedoria). Vários personagens e monstros mitológicos como o Orfeu e o Cérbero estão presentes no nosso cotidiano. E também o anime e mangá Naruto, em algumas partes aborda, isto é, trata de temas da mitologia japonesa, Susano'o (deus do mar), Amaterasu (deusa do sol) e Tsukuyomi (o deus da lua), que no mangá, são tipos de Hijutsus do clã Uchiha. A história também não é uma mitologia.
sayth.
Estudante
Estudante

Pontos : 100

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Qui Nov 03, 2011 11:09 am

eu acho interessante as historias da grecia antiga e de folclorico eu acho bacana o minotauro.
Ver perfil do usuário
Fernanda Iaconelli
Estudante
Estudante

Pontos : 98

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Qui Nov 03, 2011 2:50 pm

é bem interessante mesmo, a metologia grega é bem legal..
Ver perfil do usuário
Nêmesis
Curioso
Curioso

Pontos : 20

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Sab Nov 05, 2011 11:20 am

Pode-se dizer também, que da Mitologia , até hoje existem os seguidores... Pegando por exemplo, o Diana Nemorienses, um evento que ocorre em várias partes do mundo, inclusive em São Paulo, onde se é cultuada a Deusa Diana (mitologia Grega e Romana).

E da Mitologia Moderna, citando o exemplo Star Wars... Eu já namorei um Jedista.
E já está entre as cinco maiores religiões do mundo (segundo os números de confessos "Cavaleiros Jedi").

O que basicamente mostra que toda Mitologia é diretamente envolvida com religião e fé, e que elas interferem, independente de época, nas vidas das pessoas.

A Mitologia já não pertence ao estudo da Teologia, mas é muito conhecida pela literatura e bom gosto, o que impede que ela seja caida no esquecimento...
Mas eu acho importante conhecer e se permitir ver pelo ângulo dos demais, dos que viviam pra Hecate ou então lutavam por Odin.

Tudo se agrega a nós, e tudo deve ser visto com olhos clinicos mas sempre bem dispostos.

Bom, esse é o meu ver sobre a Mitologia.
Ver perfil do usuário
sayth.
Estudante
Estudante

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Sab Nov 05, 2011 12:59 pm

hmm bem interessante vou pesquisa sobre a deusa diana e logo mais posto aqui.
Ver perfil do usuário
Nêmesis
Curioso
Curioso

Pontos : 20

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Sab Nov 05, 2011 1:50 pm

Mas existem algumas diferenças, atualmente as pessoas misturaram muito a Mitologia Grega com a Romana, e existem grandes diferenças na retratação entre ambas... Se houver oportunidade (e se a Kyrarye num se importar, é claro) eu posto algumas diferenças que eu tenho ciência.
Ver perfil do usuário
sayth.
Estudante
Estudante

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Dom Nov 06, 2011 10:54 pm

aah posta siim ^^ acho muito interessante a historia da grecia e da roma
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   Seg Nov 07, 2011 5:21 pm

Nêmesis escreveu:

Mas existem algumas diferenças, atualmente as pessoas misturaram muito a Mitologia Grega com a Romana, e existem grandes diferenças na retratação entre ambas... Se houver oportunidade (e se a Kyrarye num se importar, é claro) eu posto algumas diferenças que eu tenho ciência.

Sinta-se a vontade, eu apensas criei o tópico e quando consigo posto um pouco, ainda estou pensando em fazer outros tópicos em especifico para cada mitologia e as descrever o máximo que puder, porque aqui foi só um breve relato sobre o mito em geral, não é nem metade da mitologia, acho que você deve me entender :S mas fico muito feliz em ter alguém para me ajudar sobre o assunto, então como havia dito, sinta-se a vontade para falar sobre, é sempre bom alguém para compartilhar do mesmo conhecimento! Muito feliz
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mitologia   

Mitologia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedido sprites da mitologia: de sátiros, centauros, cyclops, medusa, e outras da mitologia grega.
» As Melhores Histórias da Mitologia Grega
» Robert Tales e a Magia Grega Livro 1: A Espada do Olimpo
» The Twelve Ones
» Yan Levi e Os Mitos Gregos Livro 1: Em Busca da Pedra de Cronos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Verdades Ocultas :: Mistérios do Ocultismo :: Ocultismo :: Mitologia-
Ir para: